Galeria

[Notícia] Vinil ultrapassa 3 milhões de cópias vendidas em 2016, no Reino Unido, maior número em 25 anos

Em 2016, no Reino Unido, foram vendidos 3,2 milhões de discos em vinil, 53% mais que 2015, de acordo com o BPI, representante da indústria da música na região.

bowie blackstar vinil

“Blackstar” de David Bowie foi o álbum mais vendido em vinil, vendendo mais que o dobro do maior vendedor de 2015, Adele “25”. A última vez que um vinil se saiu tão bem no Reino Unido, foi em 1991, com o “Stars” do Simply Red, o LP mais vendido daquele ano.

mercado-uk-vinil

O vinil ainda representa apenas 2,6% do mercado global de música, mas entre CDs e downloads, é ele que continua em ascensão. “Um total de 47,3 milhões de CDs foram comprados em 2016, uma queda de 11,7%. Enquanto os downloads caíram 29,6%, com apenas 18,1 milhões de álbuns comprados on-line. Quatro anos atrás, quando o mercado de download estava no auge, esse valor era de 32,6 milhões. Agora, os consumidores estão se voltando cada vez mais para os serviços de streaming.” (bbc.com)

O “renascimento” do vinil parece cada dia mais sustentado visto que mais de 30 títulos entre os mais vendidos em vinil, venderam 10.ooo cópias. Em 2015, apenas 10 álbuns alcançaram a marca das 10.000 cópias vendidas. O “vinil agora é 5% do mercado de álbuns físicos vendidos” (bpi.com).

 

Anúncios

Uma resposta para “[Notícia] Vinil ultrapassa 3 milhões de cópias vendidas em 2016, no Reino Unido, maior número em 25 anos

  1. Pingback: [Notícia] Nos EUA, vendas em vinil superam a marca de 13 milhões de cópias em 2016! | Uma Vida Entre os Discos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s