Quando Bento disse que iria encerrar as atividades da Poeira Zine, uma tristeza pesou sobre nossas cabeças, amantes da melhor publicação de música que o Brasil teve nos últimos 15 anos. Tudo bem, pois, ele também disse que novas empreitadas (no bom sentido da palavra) estavam por vir, algo que por essas bandas é sempre arriscado, mesmo pra quem apostou em publicar uma revista focada em rock (jazz, fusion, psych, funk, soul e etc) dos anos 60 e 70, no Brasil dos anos 2000, e deu certo!
Bolhas de plantão! Araújo apresenta sua nova proposta: um livro dedicado a psicodelia brasileira de 1968 à 1975, nem antes e nem depois, como deve ser um bom livro sobre discos. O foco aqui são os LPs e compactos, que escreveram a história do gênero no Brasil, segundo o release: “Lindo Sonho Delirante: 100 discos psicodélicos do Brasil (1968-1975) é uma celebração à música psicodélica e inventiva produzida no Brasil – uma autêntica antropofagia tropical. O objetivo do livro é mostrar que existiu rock psicodélico feito no Brasil. Da virada do século até agora, o gênero ganhou projeção, porém muitas pessoas ainda não conhecem as suas origens.”
Segue, a bolhisse para nosso deleite:
“Para preparar o livro eu passei mais de um ano reouvindo, analisando, compilando, contextualizando e resenhando os cem (100) grandes álbuns e compactos psicodélicos que mudaram para sempre a música feita no Brasil e na América do Sul. Durante esse período eu também pesquisei livros, jornais e revistas para garimpar histórias, curiosidades e informações sobre um dos períodos mais incríveis e inspirados, mas ainda absurdamente negligenciados, da música brasileira.”
Bem! Agora vamos ao mundo prático, o livro “Lindo Sonho Delirante: 100 discos psicodélicos do Brasil (1968-1975) está sendo financiado via sistema Cartase, site de crowdfunding que permite o financiamento coletivo do livro. Existe uma série de formas de contribuir, dê uma olhada nas recompensas e escolha a que mais lhe agrada.
Confira todos os detalhes do projeto nos links:
Espero que essa seja uma de muitas de outras iniciativas em relação a publicações voltadas para discografias no país.
Mais imagens:
Pingback: A psicodelia brasileira agora virou livro - Revista Arte Brasileira