Galeria

[Lançamentos] Indicamos alguns lançamentos do Record Store Day 2015

Pois é, fizemos uma correria danada para fazer um post sobre o RSD 2015. Isso porque achamos esse evento uma ótima forma de homenagear as nossas queridas lojas de discos.

Assim,  separamos da lista de lançamentos especiais do RSD 2015, algumas indicações para que, se você tiver oportunidade de estar presente em uma das cidades com RSD oficial, ou quiser encomendar depois através de seu lojista brasileiro, possa conferir e comprar. Segue abaixo nossas indicações:

Bruce Springsteen – The Album Collection LPs – por Jan Balanco

Unknown Unknown

Lançados originalmente em 2014 na caixa “The Album Collection Vol.1 1973-1984”, as reedições dos sete primeiros LPs de Bruce Springsteen, todos remasterizados para vinil pela primeira vez na história, estão agora disponíveis para compra avulsa. Uma oportunidade para quem não pode ou não quer comprar a caixa completa, mas deseja ter alguns desses discos na coleção. Todos esses LPs foram lançados no Brasil na época, onde não são fáceis de ser encontrados (exceto o popular “Born in the USA”), e todos estão fartamente disponíveis em cópias usadas no mercado norte-americano. Mas considerando a dificuldade de garimpo e de importação direta, comprar essas novas edições em sua loja local preferida provavelmente será sua melhor opção de adquirir boas cópias desses álbuns. O selo Legacy trabalha resgatando álbuns fundamentais do catálogo da Sony (Columbia, BMG) e os colocando de volta no mercado em edições definitivas. Os de Bruce Springsteen foram remasterizados diretamente das fitas analógicas originais, exceto “Nebraska” que foi gravado em um 4-track e logo transferido para fita de rolo, e “The River” que foi gravado em sistema digital, mesmo assim as melhores fontes existentes. O trabalho de remasterização ficou a cargo do veterano Bob Ludwig, acompanhado pelo próprio Bruce Springsteen e seu engenheiro Toby Scott, e o corte das matrizes foi realizado na consagrada Bernie Grundman Mastering. A tiragem inicial será de 3000 cópias de cada disco e sugerimos que você compre os seus logo dessa primeira safra, ou o mais breve que conseguir, pois apesar dos elogios aqui feitos ao Legacy, sabemos por experiência própria que com o passar dos anos as reedições que estão em catálogo há algum tempo podem sofrer queda de qualidade em tiragens posteriores, como mudar a fábrica onde os discos são prensados, ou mesmo alterar parte da arte gráfica deixando de incluir um encarte.

Gregg Allman – Gregg Allman (10″ Picture Disc) – por Natã Vieira

$_35

O ano de 2014 marcou o fim de uma banda muito querida para mim, a Allman Brothers Band decidiu encerrar suas atividades, muito em função da condição física de Gregg Allman, que já passou por poucas e boas, e apesar de ainda estar na ativa gravando discos belíssimos como o “Low Country Blues” de 2011, não resistia mais a intensa maratona que é um show da ABB, com duração média de 3 horas! Para minha surpresa o RSD 2015 me traz um 10” picture disc, com Gregg em um solo ao vivo em Macon, Georgia (USA), ainda inédito de “Whipping Post” e “ I’m No Angel” no lado A. Já no lado B desta perolazinha pintada temos duas performances oriundas do disco “All My Friends: Celebrating The Songs & Voice Of Gregg Allman” de 2014, “Melissa” em dueto com Jackson Browne e “Midnight Rider” com Vince Gill e Zac Brown. Tudo bem, admito que esse lado podia ser melhor pensado, seguindo a ideia do lado A, mas como não houve versão do “All My Friends” em material polivinílico, fica assim registrado nesse picture disc, lançado pela Concord Records.

VA – Creation Artifact 45: The first ten Creation Records singles – por Jan Balanco

uImageGenerator

Imagine garimpar todos os singles da seminal Creation Records de 30 anos atrás em boas condições, quanto tempo e dinheiro você gastaria nessa tarefa? A Cherry Red Records está facilitando bastante nossa vida com o lançamento de uma caixa com os 10 primeiros compactos da Creation. Para se ter uma idéia, o primeiro single da Creation é vendido por um preço médio de £30 (cerca de R$ 140). Apesar do preço ainda não ter sido oficialmente divulgado, com um pouco de pesquisa apuramos que custará cerca de £65, ou seja, vale muita a pena! Os discos foram remasterizados e segundo o selo soam muito melhor, mas informações a respeito das fontes utilizadas e processo de remasterização não foram divulgados. As artes são réplicas fiéis das originais, e a caixa ainda conta com um livreto com notas sobre os lançamentos. Tudo isso com o aval de Alan McGee, fundador da Creation, e de todas as bandas presentes na caixa. A tiragem é limitadíssima, apenas 750 cópias, e como muitas outras caixas de reedições de compactos, deve se tornar uma raridade rapidamente. Se despertou seu interesse, é melhor correr.

Ouça aqui o lado A dos 50 primeiros singles da Creation Records: https://www.mixcloud.com/creationrecords/creation-singles-1-50/

Captain Beefheart and the Magic Band – Rough Raw and Amazing – por Natã Vieira

GZ LP gatefold

De uma fita resgatada diretamente dos arquivos do gênio do rádio, o inglês John Peel, surge esse lançamento exclusivo e explosivo do Captain Beefheart and The Magic Band. Trata-se de uma gravação de 1972, em Leicester no De Montfort Hall, onde Don Van Vliet fez uma “de suas maiores apresentações ao vivo”, segundo as palavras do próprio John Peel. A raríssima apresentação, de um dos momentos mais profícuos da carreira de Vliet, sai em vinil duplo amarelo, prensagem de 180 gramas, com apenas 1.200 cópias, através do Dandelion Records, criado em 1969 por Peel e da Ozit-Morpheus Records. Por ser uma gravação de tantos anos, recuperada dos ” tapes archives” de Peel e de um incrível Don Van Vliet, recebe o sugestivo titulo de “Rough, Raw and Amazing”.

No Youtube encontramos a apresentação que parece ser a mesma, mas o áudio pode ser ou não das fitas de Peel. Enfim um material maravilhoso, raro e postado a pouco tempo no tubo de vídeos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s