Galeria

[Coluna] No acervo do KbÇa – Eumir Deodato – Prelude (1972), por Walter Pires

Salve, galera! Estou aqui novamente para falar de um título de meu acervo. Desta vez atendendo ao pedido do meu amigo, e também colaborador do VeV, Leonardo Murilo. Irei falar um pouco sobre o disco Prelude de Eumir Deodato.

101_0584

Deodato iniciou sua carreira no Brasil em meados dos anos 60, onde fazia trabalhos como músico de estúdio e arranjador e em seguida formaria Os Catedráticos, com quem lançou alguns discos. Logo depois foi morar nos EUA, a convite do grande violonista Luís Bonfá, lá ele trabalhou em discos de Astrud Gilberto, Walter Wanderley, Luiz Bonfá, Frank Sinatra e outros. Contratado pela gravadora CTI, assim, sua carreira consolidou com êxito.

Em 1972, Deodato gravou um disco que seria um marco em sua carreira: Prelude. Disco fabuloso onde o mesmo mescla diversos ritmos, passando pelo jazz, funky, baião, música clássica… Em Prelude, destaco uma gravação que seria o grande trunfo do álbum, trata-se da versão que ele fez para Also Sprach Zarathustra (2001) de Richard Strauss – em entrevista, Deodato fala que esta versão foi criada (e gravada) improvisadamente, ou seja, os arranjos criados na hora. Vale a pena salientar que ele aprendeu regência por correspondência. Gênio!!! . Atentem também para Spirit of Summer de sua autoria, um tema triste, onde melancolia anda de mãos dadas com a beleza.

É um disco que se encontra fácil, na net tem à rodo. Minha cópia é japonesa e consegui em um leilão no Ebay, impecável e com um som sensacional.

Portanto, meus amigos, Prelude é um álbum lindíssimo, onde expressa sentimentos diversos em cada faixa. Com ele (o disco), Eumir Deodato conquistou o Grammy  e vendeu 5 milhões de cópias em todo mundo. Não por menos, o time de músicos é sensacional, como Stan Clarke, Airto Moreira, Billy Cobham, Ray Barretto, John Tropea e outros. Além de ser musicalmente genial, possui uma linda capa minimalista, onde a sombra de uma árvore estampa um muro em tom verde. Segue abaixo link do álbum para que tenha ideia do que estou falando. Grande abraço e até a próxima.

 

Anúncios

2 Respostas para “[Coluna] No acervo do KbÇa – Eumir Deodato – Prelude (1972), por Walter Pires

  1. É, lá vamos nós de novo. Como sempre, o ano de lançamento informado está errado. Prelude foi gravado em setembro de 1972, mas o álbum foi lançado originalmente nos EUA somente em janeiro de 1973 (aliás, no próprio rótulo da edição brasileira, como mostra a foto logo acima, consta P. 1973). Dúvidas, é só consultar o blog do Arnaldo DeSouteiro, responsável por todas as reedições do Prelude em formato CD. Eis o link, galera. Um forte abraço.
    http://jazzstation-oblogdearnaldodesouteiros.blogspot.com.br/2013/09/40-years-of-deodatos-prelude.html

  2. Eu queria ter o CD de Eumir Deodato com o cantor Massimo Raniere do LP Meditazione.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s