Galeria

[Noticias] Vinil 3D: Londres abre primeira loja de discos impressos em 3D

artigo de Nacho Belgrande, via http://whiplash.netImagem

O frontman do BLOC PARTY convidou a vocalista iniciante BOBBIE GORDON para gravar um single que será vendido exclusivamente na primeira loja de discos de Londres dedicada exclusivamente a discos de vinil confeccionados em impressoras 3D.

Não demorou muito, mas cá estamos, olhando para o primeiro disco impresso em 3D lançado comercialmente. No começo desse ano, a pesquisadora Amanda Ghassaei emitiu uma série de ondas de choque [meio distorcidas] para a indústria musical quando ela postou instruções e protótipos do primeiro disco impresso em uma impressora 3D no blog Instructables.

Imagem

Apesar da qualidade do áudio ser baixa, “Blue Monday”, do NEW ORDER ainda soava bastante fiel por detrás das camadas de confusão sintética, abrindo uma série de possibilidades que tinham o potencial para serem não menos do que revolucionárias. Ao conversar com o [site, igualmente bretão] The Vinyl Factory, contudo, Ghassaei valorizou menos o potencial impacto de sua pesquisa:

“Não tenho certeza se qualquer uma dessas ideias vai por ventura substituir os atuais processos industriais que são usados para produzir discos de vinil. Eu acho que o apelo dessas técnicas é para que adeptos do ‘faça-você-mesmo’ conduzam experiências com o processo ao criarem seus próprios discos raros customizados.”

Parte do que ela havia previsto está agora, apenas alguns meses depois, prestes a tornar-se realidade. Trabalhando em parceria com a série Bacardi Beginnings, na qual artistas estabelecidos orientam músicos iniciantes, KELE OREKEKE do Bloc Party aliou-se com Bobbie Gordon para um single beneficente, “Down Boy”, que irá lançar a primeira loja do mundo especializada em discos de vinil criados por impressão 3D.

3D Printed Record from Amanda Ghassaei on Vimeo.

Funcionando temporariamente por dois dias em Londres [13 e 14 de Dezembro] o ‘laboratório’ 3D venderá o single, embrulhado em uma das várias opções de capas criadas pela designer Kate Moross, com todos os lucros destinados à instituição musical de caridade Nordoff Robins.

Meses depois de revelar deu disco impresso em 3D, Ghassaei fez com que colecionadores e conservadores se pronunciassem mais uma vez quando, usando uma ferramenta de gravação a laser, ‘imprimiu’ com sucesso, a faixa “Idioteque” do RADIOHEAD em um bloco de madeira.

“O divertido disso pra mim é ver o que as pessoas fazem com isso. Eu espero ver algumas aplicações absurdas para o conceito”, disse Ghassaei ao The Vinyl Factory. Suspeitamos que não seja a última vez em que ouvimos falar dela.

Fonte: Vinil: Londres abre primeira loja de discos impressos em 3D http://whiplash.net/materias/news_821/192626.html#ixzz2mu6dPzat

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s