Galeria

[Livro] Robert Crumb: The Complete Record Cover Collection

“Unir o útil ao agradável”, “a fome com a vontade de comer”, “matar dois coelhos com uma cajadada só”, e todos os outros ditados que expressam a oportunidade de ser feliz duas vezes em uma só tacada. É como me senti com a saída do R. Crumb: The Complete Record Cover Collection, livro que reune todas as capas, posters, e “momentos” musicais da obra do quadrinista Robert Crumb.

Sou admirador da obra do Crumb e  achava incrível as histórias psicodélicas do Mr. Natural, assim como a conhecida capa do Cheap Trills da Big Brother & the Holding Company com Janis Joplin, mas quando tive acesso a compilação de histórias musicais “Blues” – Conrad Editora (somente lançado no Brasil sabia?), ai meus camaradas, a coisa ficou séria!! O cara além de ser um colecionador aficcionado em discos 78 rpm de blues da década de 20 e 30 (race records) , também tinha ainda feito uma porrada de capas e posters de discos de blues, bluegrass, folk e rock sessentista. Por fim, também formou uma banda nerdissima chamada R. Crumb and his Cheap Suit Serenaders, só para tocar as músicas velhas e empoeiradas dos seus amados discos.

Tudo que qualquer pessoa envolvida nessas circunstancias gostaria era de uma compilação de capas de discos desenhadas pelo Crumb, sendo que isso ainda supriria a necessidade de colecionadores, que rodam o mundo atrás de seus trabalhos. E são estes mesmos colecionadores que alimentam o livro em questão, mais especificamente os colecionadores Richard Kuiters e Cecile van Lijnden, que cederam suas coleções para a organização do livro.

Esse “art catalogue” vai além, trás toda… sim TODA a produção de Crumb (exceto as histórias completas, claro!) que envolvem o tema: música. Assim, além das capas, o leitor encontrará as labels, posters, cards, caricaturas e etc, tudo muito bem datado e com muita informação. As reproduções de ótima definição e um papel de maravilhoso ressaltam a qualidade técnica dos desenhos e reproduções de objetos, lugares e pessoas, tudo ao modo e personalidade da visão de Crumb. Em uma edição capa dura que reproduz um disco de vinil em 78 rpm com seu respectivo (e maravilhoso) sleeve externo.

Um trabalho lindo, ideal para colocar na estante e folhear escutando um pesado blues de Robert Johnson ou Charlie Patton. O que me lembra a única coisa que pode ser dita que falta a este livro, deveria vir encartado um cd com bons blues e folks tocados pela banda do Crumb.

Nota: 9 bolachas

Dica: Uma lista com 89 capas desenhadas por Crumb

Titulo: R. Crumb: The Complete Record Cover Collection (96 pags)

Editora: W. W. Norton & Company; 1 edition (November 7, 2011)

Valor: $15,15 (amazon.com)

mais fotinhas:

Anúncios

4 Respostas para “[Livro] Robert Crumb: The Complete Record Cover Collection

  1. Fiquei com muita vontade de comprar… Acho que isso deve significar que a resenha ficou boa. =)

    • É bem interessante, principalmente pelas referencias aos artistas para quem ele fez os desenhos. Tenho passado um bom tempo procurando musicas destes artistas para ouvir e realmente me deparo com coisas muito boas.

      O mais surpreendente para mim foi conhecer a banda do Crumb….His Cheap Suit Serenaders. Agora a busca é pelos discos em vinil que estão com preços bem salgados tudo que achei agora.

      • Pois é rpz, tb pensei em começar colecionar mais fortemente o discos com a obra de Crumb, mas infelizmente os preços são um impeditivo. assim o livro vem bem a calhar.
        Valeu pelo comentário, continue participando!

  2. Republicou isso em Vieirinha's Blog.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s