Galeria

[Artigo] Cápsulas e agulhas: Um pequeno guia – Parte 3

Olá a todos! Depois de muito tempo sem escrever por razões diversas que não valem a pena enumerar, daremos continuidade ao artigo sobre cápsulas e agulhas.

Cápsulas eletreto, piezo elétrica ou “cerâmica”

Falaremos agora de cápsulas eletreto, piezo elétrica ou “cerâmica”, como são mais comumente chamadas.
Este tipo de cápsula  possui uma grande variedade de modelos, que vão desde as cápsulas duplas, como por exemplo, as Ronette, onde havia uma cápsula para 33 e outra para 78 RPM (com modelos mono e também stereo) com suas respectivas agulhas,

Ronette and Acos

até cápsulas com agulhas duplas, que eram em sua grande maioria stereo, com a agulha que era uma face para LP e 45RPM, e a outra face para 78RPM.

São cápsulas de saída alta, (cerca de 250 mV em alguns modelos, contra no máximo 5 mV das magnéticas), e por essa razão, muita gente dizia e ainda dizem que cápsula de cerâmica não presta. Eu concordo e discordo ao mesmo tempo. Concordo porque a resposta em freqüência da grande maioria é menor do que das cápsulas magnéticas, e discordo, porque existiram as cápsulas Electro Voice, que conseguiam uma qualidade de som muito boa quando utilizadas corretamente.

EV 5005 Electrovoice Ceramic Cartridge

Digo utilizadas corretamente, porque aqui começa o primeiro problema das cápsulas magnéticas: por possuírem uma saída de alto nível (volume), muitas empresas ou técnicos as ligavam diretamente na entrada do amplificador já que elas possuíam entrada de nível compatível com todos amplificadores. Mas ter uma entrada de nível compatível não significa que será correto fazer esta ligação. É necessária a correção de equalização com a curva RIIA assim como nas cápsulas nas cápsulas magnéticas, mas não sendo necessária a pré amplificação que é utilizada nas cápsulas magnéticas.
Em outro momento, oportunamente falaremos sobre a equalização RIAA e porque é necessário utilizá-la.
Essa ligação que era feita inclusive por muitos fabricantes de equipamento famosos, fazia com que o som da cápsula cerâmica fosse extremamente rico em médios e agudos distorcidos e irritantes aos ouvidos mais sensíveis. Como isso era uma prática comum, ficou comum dizer que cápsulas cerâmicas eram cápsulas de baixa qualidade. Realmente, existiram muitas cápsulas de cerâmica ruins, mas parte também a confusão feita com as cápsulas de cristal que tinha a mesma a mesma aparência das cápsulas de cerâmica, mas eram realmente ruins, e com o tempo pioravam.
Como havia dito, algumas cápsulas cerâmicas eram boas, especificamente as Electro-voice, que por vezes carregavam a marca Philips em determinados modelos de cápsula, havia também a  nova iorquina Sonotone, que também muitas vezes traziam a marca da Telefunken. Muitas dessas cápsulas e agulhas eram usadas do famosos jukebox Wurlitzer.

Sonotone

Algumas cápsulas de cerâmica ruins: Ronette, Euphonics, Columbia, Varco entre outras.
No próximo artigo, falaremos das cápsulas magnéticas, diferenças entre Moving Coil (MC) e Moving Magnet(MM).

Abaixo alguns modelos de capsulas cerâmicas:

Publicidade

3 Respostas para “[Artigo] Cápsulas e agulhas: Um pequeno guia – Parte 3

  1. Francisco andre da silva freire

    Boa tarde. Amigo eu ganhei um toca disco da maraca panasonic e para minha alegria esse toca disco ja veio com um pre amplificador interno somente para ser ligado nas entradas auxiliares. Dai eu comprei um micro sistem da semp tochiba com potencia de 300. e quando conectei o meu toca disco na entrada auxiliar. eu notei que a qualidade de som é muito bem mais nitida e com muito graves e sem distorçoes. E o cristal dele é de ceramica da le som modelo LK99. E ja ouvi tambem na casa de um amigo que ele tem um toca disco com cristal magnético e nao vi muita diferença nao. Daí eu gostaria de saber se a vida ultil da capsula de ceramica é bem mais superior do que as de maguinéticas. Abraços.

  2. Boa noite.
    Preciso de adquirir cristal lesson usados em radiola sonata Rio?

  3. Onde o autor disse “[…] aqui começa o primeiro problema das cápsulas magnéticas […], provavelmente quis dizer cápsulas cerâmicas, dado o contexto.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s